domingo, 13 de setembro de 2009

Qual a origem da palavra Fascismo???


A palavra fascismo vem do italiano "fascio", que significa "feixe". Mussolini a usou pela primeira vez em 1919. A origem do termo é a palavra em latim "fasces", nome de um machado cercado por hastes de madeira, símbolo de unidade e de poder justo na Roma antiga. Há quem diga que os "fasces" incorporam a essência do fascismo: as pessoas são as hastes de madeira, amarradas ao Estado para formar uma unidade poderosa. O Estado é o machado, que tem o poder de criar, de impor e de destruir.

Fonte: http://brasigo.com.br/perguntas/a-origem-da-palavra-fascismo

11 comentários:

  1. boa tarde ótimo blog, se quiserem saber mais sobre o assunto acessem o site www.ilduce.net que está em italiano, mas com qualquer tradutor online se torna bem inteligivel.

    ResponderExcluir
  2. Garotada, valeu... Professor Wedson, o blog de vocês foi a primeira opção para responder minha pergunta... Abraço e parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
  3. Nossa valeu gente me ajudou muito 👏👏👏

    ResponderExcluir
  4. Opa! Muito obrigado por publicar isso!

    ResponderExcluir
  5. Ouvi há uns anos atrás que a palavra fascismo e fashion tinha a mesma origem linguística. Procede?

    ResponderExcluir
  6. Parabéns .e da próxima vez vá explicar para a sua vó
    Só não explico pq ela já sabe

    ResponderExcluir
  7. Do latim,a etimologia da palavra "fascis" signofica feixe,embrulho,maço,molho, bagagem de soldado,carga,fardo. Já "fasces" do latim refere-se a um símbolo de origem etrusca,o qual foi posteriormente usado pelo Império Romano e que estava associado ao poder e à autoridade dos consules e proconsules usado em cerimonias oficiais jurídicas e do exército e foi prenunciada pela primeira vez por Mussolini, para significar a sua ideologia de ditador nacionalista e populista exacerbado.

    ResponderExcluir
  8. Essa palavra está na boca de esquerdistas hoje em dia mas creio que talvez 1℅ saibam o significado exato...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ta chutando muito alto, 1% é muito, com certeza muito menos.

      Excluir